apresenta soluções concretas
Promover a educação, a cultura<br>e a investigação
O capítulo V do Programa Eleitoral do PCP é dedicado a três questões fundamentais para o desenvolvimento do País: educação, cultura e investigação. Trata-se de sectores que o Portugal de Abril começou a democratizar, mas que quatro décadas de política de direita têm vindo a remeter para o (quase) exclusivo domínio das elites. Também neste âmbito as propostas do PCP mostram que existe outro caminho, o caminho alternativo de que o País necessita.
Com a actual Legislatura, a situação no que respeita à educação, à cultura e à investigação agravou-se de forma acentuada. Sintetizando – e sem contar com as consequências para trabalhadores e utentes – pode dizer-se que estes quatro anos ficam marcados pelo desinvestimento na educação pública (superior a dois mil milhões de euros, sem incluir o Ensino Superior Público), com cortes orçamentais que colocaram Portugal na cauda dos países da OCDE; pelo favorecimento do ensino privado em detrimento do público; pelo desvirtuar do sistema público de Ensino Superior, com um pesado preço na acessibilidade, qualidade e produção científica; pela mercantilização e hegemonização cultural; por distorções estruturais e estrangulamentos financeiros do Sistema Científico e Técnico Nacional que fragilizam e condicionam o seu imprescindível contributo para o desenvolvimento do País.
O PCP tem soluções – que a seguir se sintetizam – para inverter esta política.
1. Uma escola pública de qualidade e inclusiva
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Manuais escolares gratuitos no ensino obrigatório, num prazo máximo de seis anos;
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Lei de Financiamento e Autonomia da Educação e reposição, em quatro anos, do montante retirado aos orçamentos da educação;
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Lei de gestão democrática que respeite a Constituição e a Lei de Bases do Sistema Educativo;
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Revogação do processo de municipalização;
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Reorganização da rede escolar, reafirmando o carácter supletivo do privado;
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Rede pública de pré-escolar para todas as crianças a partir dos três anos;
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Reorganização curricular orientada para a formação da cultura integral dos jovens;
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Um modelo de avaliação das escolas que contribua para superar dificuldades e reforçar a autonomia;
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Revisão dos regimes de formação de professores;
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Estabilidade do corpo docente e demais trabalhadores;
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Conversão em contratos sem termo dos contratos a termo dos professores que satisfazem necessidades permanentes das escolas e desbloqueamento das carreiras profissionais;
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Fim da Prova de Aferição de Capacidades e Conhecimento e melhoria da formação dos professores;
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Avaliação dos estudantes valorizando a avaliação contínua;
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Meios humanos e materiais que garantam uma escola pública inclusiva e o apoio às crianças e jovens que o necessitem;
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Redução do número de alunos por turma;
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Plano de educação e formação de adultos; formação ao longo da vida;
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Revogação do Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo;
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Extinção da Parque Escolar e recuperação para a esfera pública do seu património e trabalhadores;
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Contratação por tempo indeterminado dos funcionários que respondem a necessidades permanentes;
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Valorização do Ensino do Português no Estrangeiro, através da revisão do seu regime jurídico, incluindo a valorização do seu corpo docente e a abolição de propinas.
2. Ensino Superior é um direito
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Assegurar o carácter unitário do Sistema de Ensino Superior Público, sem prejuízo das diferentes missões do Universitário e Politécnico;
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Plano estratégico de investimento que eleve o financiamento público das instituições, assegurando o fim das propinas e condições adequadas ao seu funcionamento;
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Reforço da Acção Social Escolar directa e indirecta;
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Promover um debate nacional e na academia sobre a distribuição geográfica das instituições, com ofertas formativas diversificadas;
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Revogar o Regime Jurídico das instituições e garantir um quadro legal que valorize o papel do Ensino Superior Público no desenvolvimento económico, social e territorial;
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Anular o processo de avaliação e reavaliação dos centros e unidades de investigação;
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Valorizar as carreiras docentes e criar uma efectiva carreira de investigador transformando as sucessivas bolsas pós-doc em contratos a tempo indeterminado;
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Aumentar os programas doutorais e as bolsas de doutoramento;
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Reforçar a rede de centros de investigação, com integração dos institutos politécnicos no sistema científico e tecnológico nacional;
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Prorrogar o período transitório para os docentes concluírem o doutoramento;
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Garantir a salvaguarda dos postos de trabalho do pessoal docente, investigadores e pessoal não docente, independentemente da natureza do vínculo laboral.
3. Pelo direito de todos à Cultura
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Destinar de imediato 1% do OE para a cultura; no final da Legislatura, investimento deve representar 1% do PIB;
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Garantir o acesso generalizado dos trabalhadores e do povo à criação e fruição cultural e artística;
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Reforçar e estruturar os organismos do Estado responsáveis pela definição e concretização das políticas culturais, nomeadamente com a criação de um Ministério da Cultura dotado dos devidos meios;
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Garantir a assumpção das responsabilidades próprias, a cooperação e a autonomia das diversas estruturas do Poder Central e Local no apoio e dinamização da criação, fruição, produção e difusão culturais, travando a municipalização e a empresarialização das políticas e dos serviços culturais a cargo do Estado, rejeitando a sua subordinação a critérios mercantilistas e respeitando a pluralidade das formas de expressão cultural e artística;
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Desenvolver os enlaces do Ministério da Cultura com outros ministérios e serviços que lidam com as esferas da cultura, assegurando a transversalidade das políticas culturais;
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Desenvolver, qualificar e estender a todo o território nacional a rede pública de ensino artístico;
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Programas de apoio às estruturas profissionais de criação e produção cultural e artística, do movimento associativo e popular, dos trabalhadores e criadores da cultura, do movimento sindical;
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Eliminar a precariedade nas relações de trabalho, defender a contratação colectiva e o trabalho com direitos e a participação dos trabalhadores da cultura e suas organizações representativas na definição das políticas que lhes digam respeito;
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Promover a defesa, o estudo, a revitalização e a divulgação do património cultural nacional, regional e local, erudito e popular, tradicional ou actual, material e imaterial, garantindo a valorização do Património Classificado e da Rede Nacional de Museus;
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Implementar um Programa Nacional de Emergência do Património Cultural e travar a alienação de bens patrimoniais do Estado e a sua entrega a gestões privadas;
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Reforço de meios financeiros, técnicos e humanos dos museus, arquivos e bibliotecas. Alargar, com acesso gratuito, a rede pública de bibliotecas e arquivos;
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Promover o intercâmbio com os outros povos, promover a cultura e a língua portuguesas no seio das comunidades portuguesas no mundo, e estreitar a cooperação com os países e povos de língua oficial portuguesa;
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Garantir o direito constitucional das crianças e jovens portugueses na diáspora à aprendizagem gratuita do português;
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Promover a produção e criação nacional nas redes de difusão, distribuição e apresentação;
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Reforçar e reestruturar o programa de apoios às artes e à criação contemporânea, e instituir apoios específicos a jovens criadores e programas que possibilitem a estabilização de estruturas emergentes;
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Cabimentar no Orçamento do Estado a totalidade dos apoios públicos à produção audiovisual;
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Criar um programa de apoio à criação literária;
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Implementar a desoneração fiscal dos objectos, instrumentos e bens culturais;
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Definir uma política da língua e o reforço financeiro do Fundo da Língua;
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Articular o serviço público de cultura com o serviço público de comunicação social, valorizando o papel da RTP.
4. Sistema Científico e Técnico Nacional
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Uma política de Ciência & Tecnologia que atenda às necessidades da economia nacional e consagre a intervenção efectiva da Assembleia da República na respectiva elaboração, avaliação e acompanhamento de execução;
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Duplicar até ao final da Legislatura o investimento por investigador ETI no sector público;
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No mesmo prazo, no sector público, recrutar e formar 8500 técnicos e auxiliares de apoio à investigação;
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Reestruturar a Fundação para a Ciência e Tecnologia;
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Revitalizar e reorganizar a rede do sistema de Laboratórios do Estado;
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Substituir o Estatuto do Bolseiro de Investigação por contratos de trabalho com valorização salarial;
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Explicitação da componente I&DE na fórmula de financiamento do Ensino Superior público e respeito pela autonomia científica e financeira das suas instituições;
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Reintroduzir as categorias de Estagiário e Assistente de Investigação no Estatuto da Carreira de Investigação Científica como categorias de formação de pessoal investigador; criar Carreiras Técnicas de Apoio à Investigação, abertas a candidatos que possuam desde a escolaridade obrigatória até ao grau de doutor; criar uma Carreira de Operário Especializado ou Prototipista;
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Reforçar os meios atribuídos à investigação fundamental livre em qualquer domínio, e às actividades de investigação no domínio das Ciências Sociais e Humanas;
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Incluir nas operações de Inquérito ao Potencial Científico e Tecnológico Nacional os dados relativos às chamadas «Outras Actividades Científicas e Técnicas»: despesas e recursos humanos que lhes estão afectos;
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Um modelo de selecção isento e eficaz dos dirigentes das instituições e unidades públicas de investigação;
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Co-responsabilização dos Conselhos Científicos nas decisões de afectação de recursos aos objectivos e programas da respectiva instituição, na aprovação de projectos e candidaturas a financiamento, e na sua execução orçamental;
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Um Fundo para a Inovação Tecnológica empresarial financiado pelas empresas na proporção de 1% do respectivo VAB acima de cinco milhões de euros de volume de negócios anual, com co-gestão e co-financiamento públicos.
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Uma Agência para o Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias que promova a transferência para o tecido produtivo das descobertas e inovações dos Centros de Investigação e a resposta destes às necessidades das empresas.
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Um Programa Nacional de parcerias para actividades de investigação aplicada e de inovação de produtos e processos a executar por Micro, Pequenas e Médias Empresas, mediante contratos de projecto entre empresas e instituições públicas de I&DE, com metas e prazos definidos e com financiamento público a fundo perdido.
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Fortalecimento do sistema estatístico nacional com a salvaguarda da sua independência financeira e técnico-científica e o reforço dos meios humanos e materiais do Instituto Nacional de Estatística.
5. Educação Física e Desporto
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Educação Física ao longo de toda a escolaridade;
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Igualdade das raparigas e das mulheres na prática e na participação desportivas;
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Apoio do Estado em meios materiais, humanos e financeiros aos clubes desportivos e ao movimento associativo;
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Reconhecer o valor social e cultural da prática desportiva de alto rendimento dotando as federações desportivas de meios e de apoios do Estado, garantindo medidas de protecção e apoio especial aos atletas, promovendo a qualificação de treinadores e de outros profissionais, e o enquadramento de dirigentes responsáveis;
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Assumpção da função da medicina desportiva como elemento constituinte da política nacional de saúde, garantindo o controlo médico-desportivo, periódico e gratuito, e o acompanhamento especializado às/aos atletas do alto rendimento;
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Cumprimento da regulamentação no desporto profissional, salvaguardando os direitos dos praticantes profissionais e a sua integração económica e social pós carreira;
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Apoio à investigação científica no âmbito do processo de desenvolvimento desportivo e avaliação dos seus impactos;
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Criar uma rede de infra-estruturas desportivas, pública e privada, adequada às distintas necessidades da Educação Física e do Desporto;
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Promover o acesso generalizado à formação de técnicos e dirigentes;
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Programas específicos de integração social pelo desporto dirigidos a jovens, idosos, pessoas com deficiência e população prisional;
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Reconhecimento da função do Poder Local na democratização da prática desportiva, encorajando uma política desportiva própria e adequada às especificidades sociais de cada território, e definindo critérios equitativos de combate às discriminações no acesso à prática desportiva regular;
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Um plano de emergência para a integração da Educação Física nas escolas do 1.º ciclo do Ensino Básico e do ensino pré-escolar.
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Redução à taxa mínima do IVA aplicado à aquisição de equipamentos de apoio à prática desportiva.
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Revogar o regime jurídico das federações para restabelecer a sua autonomia.
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Revogar o actual quadro de administração pública desportiva, com a criação de um serviço central de administração directa do Estado, dotado de autonomia.